A alegria é uma fonte inesgotável de prazer e realizações

Por Antonio Rocha

Sabe quando você acorda com aquela sensação de que o dia anterior ainda não terminou? Então, foi exatamente assim que eu amanheci hoje (12/04). O pior é que alguns fatos negativos, que ocorreram no dia de ontem, ainda persistem, numa tentativa de continuar me causando tristeza. Mas eu não nasci para viver triste!

Com o propósito de me livrar dos sentimentos negativos, iniciei as minhas reflexões matinais pautado numa orientação de Chico Xavier, que diz: “A alegria passa por cima de qualquer situação e o bom humor nos ensina a não dar aos acontecimentos infelizes maior importância que eles tenham”.

Perfeito, estava claro que eu precisava buscar a alegria, como antídoto para combater aquela tristeza que insistia em tomar conta da minha imaginação. Mas como encontrar o estímulo necessário para realizar esta tarefa? Este era o próximo desafio.
Continuando as reflexões, logo me veio à mente aquele poema encontrado na parede de um dos dormitórios de crianças do campo de extermínio nazista de Auschwitz, onde, segundo a tradução publicada no idioma português, diz:

“Amanhã fico triste…
Amanhã!
Hoje não. Hoje eu fico alegre!
E todos os dias, por mais amargos que sejam, eu digo:
Amanhã fico triste… Hoje não.
Para hoje e todos os outros dias!”

Foi então que comecei a observar a natureza e, diante de sua perfeição, procurei refletir sobre a capacidade que ela tem de nos surpreender a todo instante.

Imaginem quantas delícias são proporcionadas, num espaço de tempo tão curto, para que possamos usufruir de momentos tão aprazíveis de felicidades.

Só para ilustrar o que falo, posso usar o exemplo deste dia, uma quarta-feira com sabor de sexta, uma vez que antecede um feriado prolongado, onde poderemos compartilhar momentos maravilhosos com as pessoas que amamos. Isso, por si só já seria suficiente, mas, após um calor escaldante, a mãe natureza nos presenteia com um clima agradabilíssimo, para que possamos realizar várias coisas deliciosas junto aos amigos, a família ou simplesmente ficar em contato com nós mesmos para saber o quanto somos importantes.

A vida é linda! A natureza é perfeita! E esta breve reflexão, é apenas para vos pedir: não se permita viver triste, quando podes escolher a alegria como fonte inesgotável de prazer e realizações…

One Comment

  1. Ana Cristina Guedes

    muito bom rocha, adorei seu poema!!!

Comente :D