Dia da Árvore na Central OCA – Rio Branco, em parceria com a SGA, SEMA, SEMEIA e a Agenda A3P

Hoje, 21 de setembro, comemora-se o dia da árvore.
Vivemos em plena Amazônia, o que nos garante o privilégio de convivermos mais próximos da natureza. Isso nos incentiva cada vez mais a plantar e cuidar da nossa flora, tendo em vista que, acima de tudo, essa atitude se configura como nossa obrigação ética e moral, enquanto seres humanos, em traduzir nossas ações como forma de gratidão ao solo que habitamos.
Em nossa região, não temos todas as estações bem definidas, como ocorre em outras localidades do país. Aqui temos mais acentuados inverno e verão amazônicos. Embora tenhamos essa realidade geográfica, essa data, oficialmente, é véspera de primavera. É nessa estação que as árvores ficam repletas de folhas verdes e, em muitas delas, surgem lindas flores.
E para comemorar este dia verde, a Amazônia, as árvores, a vida, aumentamos hoje o “pulmão do mundo”, plantando pequenas mudas de árvores do tipo Ipês rosas e amarelos ao redor da Central de Serviço Público – OCA Rio Branco. Essa realização é fruto de uma parceria firmada junto à SGA – Secretaria de Estado da Gestão Administrativa, OCA – Organização em Centros de Atendimento, SEMA – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, SEMEIA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Agenda da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), contando com a ajuda de nossos agentes públicos.

O objetivo principal é a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra, porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, além de reduzirem a temperatura, fornecendo sombra e abrigo.
Sendo assim, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização sobre o aspecto de que nossos atos afetarão as gerações futuras.

Fotos: