Estagiário José Jardim vence Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio

esta sexta-feira, dia 18 de agosto (Dia do Estagiário), o estagiário da OCA José Francisco de Menezes Jardim, foi anunciado o vencedor do Prêmio IEL de Estágio – 2017, categoria estagiário destaque. Aluno do curso de Sistemas para Internet no IFAC, José concorreu ao Prêmio apresentando relatório intitulado: !FALE – GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE MANIFESTAÇÕES; o sistema vem sendo desenvolvido pelo estagiário e já está em testes em duas Praças na Central de Serviço Público – OCA Rio Branco, sendo utilizado na coleta de manifestações sobre o atendimento do CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura Municipal de Rio Branco (na Praça Vermelha) e SINDCOL – Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Estado do Acre (na Praça Rosa).

O Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Acre, em parceria com o IEL Nacional, que visa reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio de forma a garantir a conexão entre o público acadêmico, estudantes de nível superior e do ensino profissionalizante e o mercado de trabalho a partir do cumprimento da Lei 11.788/2008, que dispõe sobre estágio.

Realizado pelo IEL desde 2008, a premiação acontece em duas etapas: regional e nacional. José Jardim foi o vencedor da etapa regional na categoria estagiário destaque, e como premiação receberá a Certificação, troféu e um tablet, além de concorrer ainda à Premiação Nacional em etapa posterior.

Foram convidados a concorrer ao Prêmio empresas, instituições de ensino e estudantes com contratos e convênios ativos de estágio com o IEL. Os concorrentes apresentaram práticas e experiências de destaque a fim de concorrer à premiação em categorias, previstas em edital.

De acordo com o edital do Prêmio, o objetivo geral é premiar empresas, estagiários e instituições de ensino que se destacam em boas práticas de estágio, contribuindo assim para a melhoria dos processos, dentro do Programa de Estágio Supervisionado do IEL/AC. Além disso, a premiação reconhece a experiência de estágio a partir da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante a formação sob a ótica do estudante.

Para concorrer, os estagiários estavam sujeitos à apresentação de relatório à banca avaliadora, onde deveriam estar descritas boas prática relacionadas às competências adquiridas ou aprimoradas durante a realização do estágio, sendo ainda quesitos avaliados: o grau de desafio, soluções propostas, benefícios envolvidos, criatividade e originalidade.

O sistema !FALE, fruto da parceria SGA/OCA, SEPLAN e IFAC, é uma ferramenta informatizada para coletar dados sobre os níveis de satisfação dos usuários que utilizam os serviços oferecidos pelas Centrais de Serviço Público. A OCA, desde sua Unidade Piloto, tem como uma de suas diretrizes a coleta e tabulação dos dados dos atendimentos, que resultam no índice de aprovação do cidadão. Nas Centrais OCA, o cidadão sempre teve a opção de se manifestar por meio de formulário de papel, registrando sua satisfação, fazendo elogios, sugerindo ou fazendo reclamações. O !FALE informatizou esse processo Coordenado pela Gestão da Qualidade da Diretoria OCA, sem gerar qualquer custo para o Estado, padronizando os métodos de coleta de manifestações; otimizando o tempo para organização de feedbacks com o cidadão e solução de problemas relatados; diminuindo o tempo na geração de relatório; implementando transparência das ações através da internet; e consequentemente a economia de gastos públicos e recursos humanos.

A Diretoria OCA parabeniza o estagiário e reconhece seu compromisso, dedicação e genialidade no esforço contínuo pela busca e aperfeiçoamento dos conhecimentos, sendo capaz de aplicá-los de forma prática e surpreendente em prol do serviço público.

Fotos: