Vale Postal Eletrônico > Internacional > Emissão

1. Transferência de dinheiro entre pessoas físicas e jurídicas para o exterior. A transferência é realizada por meio eletrônico. Esse serviço tem as seguintes características:
a) é registrado no SISBACEN – Sistema de Informações do Banco Central;
b) as remessas têm que ser depositadas em dinheiro;
c) o interessado deve informar o motivo ou finalidade da remessa.

2. As remessas financeiras através do Vale Postal Eletrônico Internacional podem ter as seguintes finalidades:
a) pagamento de pequenos compromissos no exterior;
b) contribuições para associações de classe e instituições estrangeiras de previdência;
c) pagamento de exportações de médias e pequenas empresas brasileiras;
d) manutenção de pessoa física no exterior;
e) aquisição de programas de computador para uso pessoal;
f) aposentadoria ou pensão;
g) fazer doações;
h) aquisição de medicamentos do exterior, não destinados à comercialização;
i) pagamento de consertos e recondicionamentos de máquinas e peças;
j) compromissos diversos (limite US$ 3.000,00);
l) o dinheiro enviado tem que ser em espécie.

3. O remetente pode enviar pelo Correio, uma Carta de Convocação para o destinatário, informando que há uma quantia em dinheiro a ser sacada pelo mesmo. Este serviço é opcional e será pago pelo cliente.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Central de Serviço Público – OCA Rio Branco
Praça Verde – Térreo
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 299 – Centro
Município: Rio Branco
Dias e horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 15h30min.
QUEM PODE SOLICITAR?

Somente o remetente.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?

Para solicitar este serviço é preciso atender aos seguintes requisitos:

1. O pagamento da remessa e o valor da taxa deve ser pago com dinheiro em espécie.

2. É recomendável incluir o número do telefone do remetente e do destinatário. O êxito na entrega da remessa e execução do serviço depende principalmente da correta informação dos dados relativos a nome e endereço do beneficiário, os quais devem ser conferidos no ticket de pré-conferência.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

  Remetente, informar:

  • Número do CPF;
  • Endereço completo (nome da rua, nº da casa, bairro, complemento se houver, cidade, CEP, país (seu e do destinatário).
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Sim. Os valores serão informados no momento do atendimento.

QUAL O PRAZO?

Prazo para a retirada do dinheiro: o prazo varia entre 2 à 5 dias úteis de acordo com o país de destino.

Observação: o efetivo pagamento da remessa ao beneficiário está sujeito aos procedimentos específicos da administração postal de cada país, podendo ocorrer de imediato ou sofrer algum acréscimo de tempo.

Responsável pelas informações: ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos