Liberação de Pagamento Bloqueado (PAB)

1. PAB – Pagamento Alternativo de Benefício: é um serviço de pagamento de benefício que são concedidos ou reativados após o fechamento da folha do mês. Pode ser usado também nos casos em que o beneficiário, que recebe por cartão magnético, fica mais de 60 dias sem sacar o dinheiro e o banco o devolve ao INSS;

2. A liberação passará por uma avaliação para serem autorizados ou cancelados. Estarão sujeitos à auditoria dos órgãos de controle se o valor ultrapassar 20 vezes o teto do benefício previdenciário, situação comum quando envolve ações na Justiça ou quando o período de suspensão é longo;

3. Ao emitir o PAB, o segurado é avisado por correspondência onde se encontra a ordem de seu pagamento. O pagamento do benefício é feito inicialmente por cartão magnético. Caso queira, o segurado pode optar por depósito em conta corrente que ele mantém ativa, menos nos casos em que houver auditoria.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Central de Serviço Público – OCA Xapuri
Endereço: Rua 6 de agosto, 12 – Centro
Município: Xapuri
Dias e horário de atendimento:
de segunda a quinta-feira, das 7h30min às 15h30min;
às sextas-feiras, das 7h às 13h.
QUEM PODE SOLICITAR?

Somente o Titular OU Responsável Legal OU Procurador.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?

Não existem pré-requisitos para este serviço.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se for Titular, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho, original;
  • Informar número do CPF OU Número do Benefício.

Se for Responsável Legal, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho, original;
  • Termo de Guarda OU Tutela OU Curatela, original.

Se for Procurador apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho, original
  • Procuração, originalPara acessar o modelo da procuração da Previdência social, Clique Aqui;

Observação 1: a procuração particular não terá a necessidade de registrar em cartório, porém se assinatura do outorgante estiver divergente do documento de identificação, ou, se houver dúvida da autenticidade da procuração apresentada, poderá ser exigido o reconhecimento de firma do dependente que está outorgando a procuração.

Observação 2: a procuração pública deverá ser registrada em cartório quando uma das partes (outorgante ou outorgado) for analfabeta ou impossibilitada de assinar.

Observação 3: responsável legal ou procurador deve apresentar também os documentos solicitados do titular.

VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Não. Este serviço é gratuito.

QUAL O PRAZO?

Prazo para finalizar o serviço: imediato.

Responsável pelas informações: INSS – Instituto Nacional do Seguro Social