Carteira de Identidade > 1ª via > Brasileiro Nato > A partir de 16 anos

1. A Carteira de Identidade é o documento de identificação, emitido e controlado pela Secretaria de Estado da Polícia Civil do Acre;

2. Se o cidadão for viajar para: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, a Carteira de Identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação.

3. Para sua própria segurança, nos casos de perda ou roubo ou furto, registre ocorrência. Ligue para 190 e se informe em qual Delegacia de Polícia se dirigir.

Atenção:  alertamos que está sendo impresso um novo modelo de Carteira de Identidade com os dados variáveis protegidos com película. Conforme consta no verso do documento, informamos que esta NÃO PODE SER PLASTIFICADA.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Central de Serviço Público – OCA Rio Branco
Praça Verde – Térreo
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 299 – Centro
Município: Rio Branco
Dias e horário de atendimento:
de segunda a quinta-feira das 7h30min às 15h30min;
às sextas-feiras, das 7h às 13h.
QUEM PODE SOLICITAR?
Somente o Titular.
ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?
Não existem pré-requisitos para este serviço.
QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se o titular for Solteiro, apresentar:

  • Certidão de Nascimento, original;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Casado, apresentar:

  • Certidão de Casamento, original;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Viúvo, apresentar:

  • Certidão de Casamento (com averbação de óbito), original;

Observação: caso a Certidão não esteja com averbação, deve ser apresentada também a Certidão de Óbito, original.

  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Divorciado OU Separado, apresentar:

  • Certidão de Casamento (com averbação do estado civil atual), original;
  • Endereço, apenas informar.

Caso o titular tenha interesse de inserir dados de outros documentos na carteira de identidade, deverá apresentar também:

  • CPF, original (apresentação obrigatória somente nos casos em que não esteja registrado no documento de identificação);
  • Documento Nacional de Identificação -DNI, original;
  • Número de Identificação Social – NIS OU Programa de Integração Social – PIS OU Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, original;
  • Cartão Nacional de Saúde -SUS, original;
  • Título de Eleitor, original;
  • Carteira de Identidade Profissional (CRM, OAB, CREA e etc.), original;
  • Carteira de Trabalho, original;
  • Carteira de Motorista, original;
  • Certificado de Alistamento Militar, original;
  • Exame Laboratorial de Tipo Sanguíneo e Fator de RH, original;
  • Atestado Médico OU Documento Oficial, original;
  • Requerimento de nome social original que ficará retido. Obtido no ato do atendimento.
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?
Não. Este serviço é gratuito.
QUAL O PRAZO?
Prazo para retirar o documento: até 20 dias úteis.
COMO FAÇO PARA RETIRAR?

Se for Titular, apresentar:

  • Protocolo, original.

Se for qualquer pessoa maior de 18 anos, apresentar:

  • Protocolo, original;
  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original.
ONDE POSSO RETIRAR?
No local onde foi solicitado o documento.
QUEM PODE RETIRAR?
Titular OU qualquer pessoa maior de 18 anos.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação

1. A Carteira de Identidade é o documento de identificação, emitido e controlado pela Secretaria de Estado da Polícia Civil do Acre;

2. Se o cidadão for viajar para: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, a Carteira de Identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação.

3. Para sua própria segurança, nos casos de perda ou roubo ou furto, registre ocorrência. Ligue para 190 e se informe em qual Delegacia de Polícia se dirigir.

Atenção:  alertamos que está sendo impresso um novo modelo de Carteira de Identidade com os dados variáveis protegidos com película. Conforme consta no verso do documento, informamos que esta NÃO PODE SER PLASTIFICADA.

ONDE POSSO SOLICITAR?

Central de Serviço Público – OCA Xapuri 

Endereço: Rua 6 de agosto, 12 – Centro
Município: Xapuri
Dias e horário de atendimento:
de segunda a quinta-feira das 7h30min às 15h30min;
às sextas-feiras, das 7h às 13h.

QUEM PODE SOLICITAR?
Somente o Titular.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?
Não existem pré-requisitos para este serviço.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se o titular for Solteiro, apresentar:

  • Certidão de Nascimento, original;
    Endereço, apenas informar.

Se o titular for Casado, apresentar:

  • Certidão de Casamento, original;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Viúvo, apresentar:

  • Certidão de Casamento (com averbação de óbito), original;

Observação: caso a Certidão não esteja com averbação, deve ser apresentada também a Certidão de Óbito, original.

  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Divorciado OU Separado, apresentar:

  • Certidão de Casamento (com averbação do estado civil atual), original;
  • Endereço, apenas informar.

Caso o titular tenha interesse de inserir dados de outros documentos na carteira de identidade, deverá apresentar também:

  • CPF, original (apresentação obrigatória somente nos casos em que não esteja registrado no documento de identificação);
  • Documento Nacional de Identificação -DNI, original;
  • Número de Identificação Social – NIS OU Programa de Integração Social – PIS OU Programa de Formação do
  • Patrimônio do Servidor Público – PASEP, original;
  • Cartão Nacional de Saúde -SUS, original;
  • Título de Eleitor, original;
  • Carteira de Identidade Profissional (CRM, OAB, CREA e etc.), original;
  • Carteira de Trabalho, original;
  • Carteira de Motorista, original;
  • Certificado de Alistamento Militar, original;
  • Exame Laboratorial de Tipo Sanguíneo e Fator de RH, original;
  • Atestado Médico OU Documento Oficial, original;
  • Requerimento de nome social original que ficará retido. Obtido no ato do atendimento.

VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Não. Este serviço é gratuito.

QUAL O PRAZO?

Prazo para retirar o documento: até 45 dias corridos. Caso  a análise no processo do cidadão seja aprovada, ou seja, se as digitais estiverem corretas.

COMO FAÇO PARA RETIRAR?

Se for Titular, apresentar:

  • Protocolo, original.

Se for qualquer pessoa maior de 18 anos, apresentar:

  • Protocolo, original;
  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original.

ONDE POSSO RETIRAR?

No local onde foi solicitado o documento.

QUEM PODE RETIRAR?
Titular OU qualquer pessoa maior de 18 anos.

Responsável pelas informações: Instituto de Identificação