Carteira IDJovem > Validação

  1. A Identidade Jovem, ou simplificando ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto Federal nº 8.537/2015.
  2. Os benefícios garantidos aos jovens, são:
    a) O pagamento de meia-entrada, ou seja, 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral em eventos artísticos-culturais e esportivos;
    b) Serão reservadas duas vagas gratuitas, em transporte interestadual de passageiros ou comboio ferroviário ou embarcação. Se esgotadas as vagas gratuitas, serão disponibilizadas mais duas vagas com desconto de 50% do valor das passagens, o benefício vale para ônibus, trem e embarcação;

Observação: o benefício do transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não será válido para deslocamentos entre municípios ou dentro do município. A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte. Para saber mais acesse a seção de dúvidas ou confira as regras contidas no Decreto Federal nº 8.537/2015.

  1. O cidadão poderá validar seu cartão ID Jovem também pela internet. Caso queira Clique Aqui, ou através do aplicativo (“ID Jovem”) que poderá ser feito o Download em celulares Smartphones.
ONDE POSSO SOLICITAR?
QUEM PODE SOLICITAR?
ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?
QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?
QUAL O PRAZO?