Carteira de Identidade > 2ª via > Brasileiro Nascido no exterior > A partir 16 anos

Clique no endereço desejado:

1. A 2ª via da Carteira de Identidade pode ser solicitada nos casos de:
a) perda;
b) roubo/furto;
c) extravio;
d) para mudar nome/sobrenome, em caso de autorização judicial;
e) mau estado de conservação etc.

2. Se o cidadão for viajar para: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, a Carteira de Identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação.

Atenção: alertamos que está sendo impresso um novo modelo de Carteira de Identidade com os dados variáveis protegidos com película. Conforme consta no verso do documento, informamos que a mesma NÃO PODE SER PLASTIFICADA.

4. Para sua própria segurança, nos casos de perda ou roubo ou furto, registre ocorrência. Ligue para 190 e se informe a qual Delegacia de Polícia se dirigir.

5. O atendimento para esse serviço pode ser agendado pela internet. Para agendar, clique aqui.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Central de Serviço Público – OCA Rio Branco
Praça Verde – Térreo
Endereço: Rua Quintino Bocaiuva, 299 – Centro
Município: Rio Branco
Dias e horário de atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.
 
QUEM PODE SOLICITAR?

Somente o Titular.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?

Não existem pré-requisitos para este serviço.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se o titular for Solteiro, apresentar:

  • Certidão de Nascimento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Casado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Viúvo, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E (com averbação de óbito), original OU cópia autenticada;

Observação: caso a Certidão não esteja com averbação, deve ser apresentada também a Certidão de Óbito, original OU cópia autenticada.

  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Divorciado OU Separado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro E (com averbação do estado civil atual), original OU cópia autenticada;

Endereço, apenas informar.

Caso o titular tenha interesse de inserir dados de outros documentos na carteira de identidade, deverá apresentar também:

  • CPF, original (apresentação obrigatória somente nos casos em que não esteja registrado no documento de identificação);
  • Documento Nacional de Identificação -DNI, original;
  • Número de Identificação Social – NIS OU Programa de Integração Social – PIS OU Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, original;
  • Cartão Nacional de Saúde -SUS, original;
  • Título de Eleitor, original;
  • Carteira de Identidade Profissional (CRM, OAB, CREA e etc.), original;
  • Carteira de Trabalho, original;
  • Carteira de Motorista, original;
  • Certificado de Alistamento Militar, original;
  • Exame Laboratorial de Tipo Sanguíneo e Fator de RH, original;
  • Atestado Médico OU Documento Oficial, original;
  • Requerimento de nome social original que ficará retido. Obtido no ato do atendimento.
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Sim. Taxa: R$ 82,00.

QUAL O PRAZO?

Prazo para retirar o documento: de 5 a 10 dias úteis, contados da data do processamento do pagamento.

COMO FAÇO PARA RETIRAR?

Se for Titular, apresentar:

  • Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho (desde que seja modelo atual) OU Passaporte OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original.
  • Protocolo (caso tenha),

Se for Pai/Mãe/Filhos, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho (desde que seja modelo atual) OU Passaporte OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original;
  • Protocolo (caso tenha),

Atenção: no caso de filhos, é necessário ser maior de idade e civilmente capaz.

Se for Avós/Netos, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho (desde que seja modelo atual) OU Passaporte OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original;
  • Protocolo (caso tenha),

Atenção: no caso de netos, é necessário ser maior de idade e civilmente capaz.

Se for Cônjuge ou companheiro, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho (desde que seja modelo atual) OU Passaporte OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original;
  • Escritura de União Estável, original
  • Protocolo (caso tenha),

Observação: demais pessoas cujo grau de parentesco seja diverso dos acima listados ou que não possuem grau de parentesco a entrega será feita mediante apresentação de procuração devidamente assinada pelo titular do documento de identificação a ser entregue ou seu representante legal.

ONDE POSSO RETIRAR?
No local onde foi solicitado o documento.
QUEM PODE RETIRAR?

Titular OU Pai/Mãe/Filhos OU Avós/Netos OU Cônjuge ou companheiro

Responsável pelas informações: Instituto de Identificação

1. A 2ª via da Carteira de Identidade pode ser solicitada nos casos de:
a) perda;
b) roubo/furto;
c) extravio;
d) para mudar nome/sobrenome, em caso de autorização judicial;
e) mau estado de conservação etc.

2. Se o cidadão for viajar para: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, a Carteira de Identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação.

Atenção: alertamos que está sendo impresso um novo modelo de Carteira de Identidade com os dados variáveis protegidos com película. Conforme consta no verso do documento, informamos que a mesma NÃO PODE SER PLASTIFICADA.

4. Para sua própria segurança, nos casos de perda ou roubo ou furto, registre ocorrência. Ligue para 190 e se informe a qual Delegacia de Polícia se dirigir.

ONDE POSSO SOLICITAR?

Central de Serviço Público – OCA Cruzeiro do Sul
Endereço: Rua Rui Barbosa, 267– Centro, esquina com a Rua Rego Barros
Município: Cruzeiro do Sul
Dias e horário de atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.

QUEM PODE SOLICITAR?

Somente o Titular.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?

Não existem pré-requisitos para este serviço.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se o titular for Solteiro, apresentar:

  • Certidão de Nascimento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Casado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Viúvo, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E (com averbação de óbito), original OU cópia autenticada;

Observação: caso a Certidão não esteja com averbação, deve ser apresentada também a Certidão de Óbito, original OU cópia autenticada.

  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Divorciado OU Separado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro E (com averbação do estado civil atual), original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Caso o titular tenha interesse de inserir dados de outros documentos na carteira de identidade, deverá apresentar também:

  • CPF, original (apresentação obrigatória somente nos casos em que não esteja registrado no documento de identificação);
  • Documento Nacional de Identificação -DNI, original;
  • Número de Identificação Social – NIS OU Programa de Integração Social – PIS OU Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, original;
  • Cartão Nacional de Saúde -SUS, original;
  • Título de Eleitor, original;
  • Carteira de Identidade Profissional (CRM, OAB, CREA e etc.), original;
  • Carteira de Trabalho, original;
  • Carteira de Motorista, original;
  • Certificado de Alistamento Militar, original;
  • Exame Laboratorial de Tipo Sanguíneo e Fator de RH, original;
  • Atestado Médico OU Documento Oficial, original;
  • Requerimento de nome social original que ficará retido. Obtido no ato do atendimento.
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Sim. Taxa: R$ 82,00.

QUAL O PRAZO?

Prazo para retirar o documento: até 20 dias úteis.

COMO FAÇO PARA RETIRAR?

Se for Titular, apresentar:

  • Protocolo, original.

Se for qualquer pessoa maior de 18 anos, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original;
  • Protocolo, original.
ONDE POSSO RETIRAR?
No local onde foi solicitado o documento.
QUEM PODE RETIRAR?
Titular  OU Qualquer pessoa maior de 18 anos.
Responsável pelas informações: Instituto de Identificação

1. A 2ª via da Carteira de Identidade pode ser solicitada nos casos de:
a) perda;
b) roubo/furto;
c) extravio;
d) para mudar nome/sobrenome, em caso de autorização judicial;
e) mau estado de conservação etc.

2. Se o cidadão for viajar para: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Peru, a Carteira de Identidade precisa ter sido emitida há menos de 10 anos e estar em bom estado de conservação.

Atenção: alertamos que está sendo impresso um novo modelo de Carteira de Identidade com os dados variáveis protegidos com película. Conforme consta no verso do documento, informamos que a mesma NÃO PODE SER PLASTIFICADA.

4. Para sua própria segurança, nos casos de perda ou roubo ou furto, registre ocorrência. Ligue para 190 e se informe a qual Delegacia de Polícia se dirigir.

5. O atendimento para esse serviço pode ser agendado pela internet. Para agendar, clique aqui.

ONDE POSSO SOLICITAR?
Central de Serviço Público – OCA Xapuri
Endereço: Rua 6 de agosto, 12 – Centro
Município: Xapuri
Dias e horário de atendimento:
de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h30min.
QUEM PODE SOLICITAR?

Somente o Titular.

ESTOU EM CONDIÇÕES DE SOLICITAR O SERVIÇO?

Não existem pré-requisitos para este serviço.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO SOLICITADOS?

Se o titular for Solteiro, apresentar:

  • Certidão de Nascimento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Casado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E, original OU cópia autenticada;
  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Viúvo, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro-E (com averbação de óbito), original OU cópia autenticada;

Observação: caso a Certidão não esteja com averbação, deve ser apresentada também a Certidão de Óbito, original OU cópia autenticada.

  • Endereço, apenas informar.

Se o titular for Divorciado OU Separado, apresentar:

  • Certidão de Casamento transcrita para o livro E (com averbação do estado civil atual), original OU cópia autenticada;

Endereço, apenas informar.

Caso o titular tenha interesse de inserir dados de outros documentos na carteira de identidade, deverá apresentar também:

  • CPF, original (apresentação obrigatória somente nos casos em que não esteja registrado no documento de identificação);
  • Documento Nacional de Identificação -DNI, original;
  • Número de Identificação Social – NIS OU Programa de Integração Social – PIS OU Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP, original;
  • Cartão Nacional de Saúde -SUS, original;
  • Título de Eleitor, original;
  • Carteira de Identidade Profissional (CRM, OAB, CREA e etc.), original;
  • Carteira de Trabalho, original;
  • Carteira de Motorista, original;
  • Certificado de Alistamento Militar, original;
  • Exame Laboratorial de Tipo Sanguíneo e Fator de RH, original;
  • Atestado Médico OU Documento Oficial, original;
  • Requerimento de nome social original que ficará retido. Obtido no ato do atendimento.
VOU PAGAR PELO SERVIÇO?

Sim. Taxa: R$ 82,00.

QUAL O PRAZO?

Prazo para retirar o documento: Até 30 dias corridos. Caso a análise no processo do cidadão seja aprovada, ou seja, se as digitais estiverem corretas.

COMO FAÇO PARA RETIRAR?

Se for Titular, apresentar:

  • Protocolo, original.

Se for qualquer pessoa maior de 18 anos, apresentar:

  • Carteira de Identidade OU Carteira de Motorista OU Carteira de Trabalho OU Carteira de Identidade Profissional (CREA, CRM. OAB e etc.), original;
  • Protocolo, original.
ONDE POSSO RETIRAR?

No local onde foi solicitado o documento.

QUEM PODE RETIRAR?

Titular  OU Qualquer pessoa maior de 18 anos.

Responsável pelas informações: Instituto de Identificação