Locais onde este serviço está disponível:
1. O serviço deve ser solicitado quando o interessado deseja realizar alteração de característica do veículo. Deve solicitar ao DETRAN/AC autorização para alterar as características constantes no registro de seu veículo;
2. As alterações permitidas são aquelas que constam nas Resoluções do CONTRAN 291/08 (alterada pela Resolução CONTRAN 369/2010 e Portaria DENATRAN 1101/2011), e 292/08 (alterada pelas Resoluções CONTRAN 319/09 e 384/2011 e Portarias DENATRAN 1100/11 e 85/12);
3. Caso o veículo seja de outro Estado, deve efetivar primeiramente o serviço de transferência do veículo;
4. Esse serviço deve ser feito em etapas. Inicialmente, o solicitante deve comparecer ao Detran para solicitar autorização para o CSV. De posse da autorização, deverá se dirigir ao ITL – Instituto Técnico Licenciado pelo DENATRAN. Após cumprir essa etapa, o Instituto emitirá o CSV – Certificado de Segurança Veicular. De posse do Certificado, o solicitante deverá retornar ao Detran para que seja feita vistoria simples e dar continuidade ao processo de alteração de características.
Observação: as etapas descritas no item 4 são dispensadas quando a alteração for referente à mudança de cor do veículo.
DETRAN – Veículos
Endereço: Avenida Nações Unidas, 2710 – Estação Experimental.
Município: Rio Branco.
Dias e horários de atendimento:De segunda a sexta-feira das 7h às 14h.
Somente o Proprietário OU Procurador.
Para solicitar este serviço é preciso atender aos seguintes requisitos:
O veículo não pode ter débitos junto ao Detran.
Se for Proprietário, apresentar
Se for Procurador, apresentar:
O solicitante deve apresentar os seguintes documentos do Veículo:
Observação: a nota fiscal refere-se ao componentes ou agregados novos instalados (carroceria, motor, eixo, etc.), emitida em nome do proprietário do veículo. Somente será aceito como comprovante de peças e componentes usados de veículos notas fiscais emitidas por estabelecimentos comerciais credenciados junto Detran/AC, conforme previsto no inciso 4º do Artigo 1º da Resolução 11/98 do CONTRAN e na Resolução CONTRAN 530/15.
Sim.
Taxa de alteração de Característica: R$ 165,39;
Taxa de Vistoria: R$ 79,00.
Prazo para finalizar o serviço: até 05 dias úteis.
Se for Proprietário, apresentar:
Se for Procurador, apresentar:
No atendimento do Detran/veículos – 7º BEC
Proprietário OU Procurador.
Responsável pela informação: DETRAN/AC - Departamento Estadual de Trânsito.
Este serviço foi visualizado por 333 pessoas.